SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Os sindicatos na sociedade contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Cultura

versão impressa ISSN 0009-6725versão On-line ISSN 2317-6660

Cienc. Cult. v.59 n.2 São Paulo abr./jun. 2007

 

 

 

O Brasil é tão múltiplo e diverso que mesmo o mito de sua diversidade é múltiplo e diverso.

Voltado para si mesmo, desdobra-se, contudo, em desmesuras de relacionamentos apaixonados com o outro, seu dessemelhante.

É, assim, um país de forte vocação internacional, tanto pelo que desperta no outro, no estrangeiro, quanto pelo que o outro desperta no nosso olhar: curiosidade, interesse, humildade formal, cordialidade e disponibilidade para a atenção e o apoio nas situações mais fáceis do cotidiano dos estranhamentos.

O país é dinamicamente multicultural e diverso na sua identidade que, entre outras coisas, está assentada sobre a particular universalidade da língua portuguesa.

A diversidade étnica e cultural que caracteriza a dinâmica das relações sociais no Brasil permanece um tema constante nas ciências humanas, nas artes, na literatura e mesmo, mais recentemente, nas políticas públicas de afirmação do negro e do índio na nossa sociedade.

As cotas nas universidades são uma importante estratégia dessas políticas afirmativas e constituem um passo importante no reconhecimento formal das diferenças como condição de nossa identidade.

Este número de nossa publicação traz como Núcleo Temático o Multiculturalismo e com ele a variedade de assuntos tratados nas várias seções da revista, ela própria diversa e única no binômio Ciência e Cultura de sua identidade.

 

CARLOS VOGT
Editor chefe, abril de 2007

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons