ISSN 0009-6725 versão impressa
ISSN 2317-6660 versión online

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A Revista Ciência e Cultura nasceu em 1949, um ano depois da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Em 1991, a partir do volume 43, passou a ser editada bimestralmente, em inglês. Em julho de 2002, (ano 54, número 1) iniciou a sua terceira fase, a atual, com periodicidade trimestral e totalmente em português. Seu objetivo é contribuir para o debate dos grandes temas científicos da atualidade, e atrair a atenção, principalmente das novas gerações de pesquisadores/pensadores em formação, para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas.

Seu espaço editorial é dividido em quatro áreas: notícias/atualidades em ciência
e cultura (nacionais e internacionais), núcleo temático, críticas e artigos de autores em Tendências, A&E (Artigos & Ensaios) e Cultura

Núcleo temático - Artigos, com diferentes enfoques, escritos por diferentes especialistas, sobre um tema eleito, tendo cada um dos artigos de três a quatro páginas, aí incluída ilustração, notas e referências bibliográficas. Completa o conjunto de artigos um bom review do tema em análise. O núcleo temático tem um sub-componente na categoria de serviços, que procura dar informações sobre os principais trabalhos e grupos de pesquisa dedicados ao tema de cada número.

A&E - Artigos e ensaios que tratem de temas da atualidade científica e que atendam ao interesse da sociedade como um todo, com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as grandes áreas do conhecimento. A formatação dos artigos deverá seguir as normas publicadas neste site.

Notícias/atualidade - As páginas de abertura da revista são constituídas por notícias e notas, nacionais e internacionais, das principais discussões em cena no universo científico, em linguagem fácil, leve, atraente e crítica. É uma visão panorâmica sobre o que vai pelo mundo da ciência & cultura nas páginas iniciais.

Expressões culturais - Produções vinculadas à arte e às reflexões a respeito, na forma de artigos, críticas e reportagens. Nesse espaço: matérias de análise sobre novas tendências em literatura, teatro, cinema, artes plásticas, música, televisão, novas mídias; publicação de contos ( autores consagrados e novos talentos), poemas, trechos de romances, desenhos, ensaios fotográficos, charges (de forma alternada, por razões de espaço).

A abreviatura de seu título é Cien. Cult., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Copyright

  • Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Apoio

A publicação recebe apoio de:
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


  • Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

 

  • Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]

 


2013 Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Universidade Estadual de Campinas
Labjor - Reitoria V - 3º Piso
CEP: 13083-970 Campinas (SP), Brasil
Tel: (19) 3521-2585/84/86
Fax: (19) 3521-2589


cienciaecultura@sbpcnet.org.br