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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A partir do número 2, do ano 2008, a revista Ciência e Cultura inaugura uma nova seção, denominada Artigos & Ensaios, para abrigar as demandas espontâneas da comunidade científica que não se encaixam dentro do Núcleo Temático de cada número, bem como para divulgar o resultado de atividades promovidas pela SBPC.

A nova seção pretende publicar artigos e ensaios que tratem de temas da atualidade científica e que atendam ao interesse da sociedade como um todo, com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre as grandes áreas do conhecimento.

A linguagem utilizada deverá ser atraente, fugindo dos jargões científicos. Os textos deverão ter 17.500 caracteres com espaçamento (sem imagens) ou 16.000 (com até 3 imagens).

A formatação dos artigos deverá seguir as normas publicadas abaixo.

Os textos serão avaliados por membros do Conselho Editorial da revista, de acordo com as especialidades correspondentes aos temas abordados. A qualidade de texto, informação e pertinência dos artigos e ensaios são essenciais para a sua aprovação.

Uma vez aprovados, os textos serão publicados de acordo com o momento e a oportunidade dos temas abordados.

Não é recomendada a submissão de artigos e ensaios que interessem apenas a grupos de especialistas ou que já tenham sido anteriormente publicados, dentro da comunidade científica ou na mídia.

Os artigos passarão pelo crivo de membros do Conselho Editorial, editores e revisores. Os textos serão, então, submetidos aos autores antes de serem, finalmente, publicados.

 

Normas

Normas da seção Artigos & Ensaios

1. Seção: possui 4 páginas.

2. Páginas: Os textos deverão ter 17.500 caracteres com espaçamento (sem imagens) ou 16.000 (com até 3 imagens).

3. Formato: Cada artigo poderá ser editado com o máximo de 3 gráficos, tabelas ou imagens, considerados absolutamente fundamentais para a ilustração e melhor entendimento do texto. Os gráficos e /ou tabelas devem ser enviados em arquivo separado do texto e com antecedência para sua confecção e checagem junto ao articulista.

Caso o autor encaminhe um número superior a esse, deverá oferecer a opção de escolha para a edição, se houver necessidade de corte. Casos excepcionais serão analisados, diretamente, pelo editor, junto ao articulista.

4. Referências bibliográficas: A revista segue o modelo de normas técnicas para citação bibliográfica adotado pela revista Science: citações e referências serão indexadas numericamente no texto, em ordem crescente, e aparecerão no final do artigo, sob o título Notas e Referências, se ambas ocorrerem; ou Notas, ou Referências, se apenas uma das duas ocorrer. Existe, ainda, a opção Bibliografia consultada, quando o autor quiser listar ao final do artigo as obras de referência utilizadas e/ou recomendadas para leitura adicional, que, no entanto, não tenham citações referenciadas e numeradas no decorrer do texto.

5. Rodapé: Notas de rodapé não são utilizadas. Elas devem ser inseridas na categoria acima.

6. Crédito: A assinatura do articulista virá logo abaixo do título e suas qualificações - que devem ser encaminhadas sempre no corpo do texto e não exceder cinco linhas - serão editadas ao final, imediatamente antes de Notas e Referências. (ver item 13)

7. Prazos: Os textos serão avaliados por membros do Conselho Editorial da revista, de acordo com as especialidades correspondentes aos temas abordados. A qualidade de texto, informação e pertinência dos artigos e ensaios são essenciais para a sua aprovação. Uma vez aprovados, os textos serão publicados de acordo com a relevância e urgência dos temas abordados. Depois de aprovados, os textos passarão por um processo de revisão pelos editores e revisores. Em seguida, os textos serão reenviados para checagem juntos aos autores _ caso haja possíveis mudanças ou acertos _ e deverão retornar em, no máximo, 48 horas com a aprovação do autor para serem, finalmente, publicados.

8. Destaques: Os destaques dentro do texto _ como palavras ou expressões que se queira salientar, devem vir em negrito _ citações de frases, capítulos deverão receber aspas; palavras estrangeiras e títulos de obras aparecerão em itálico. Deve-se evitar o excesso de destaques por página.

9. Referências: O padrão de referências adotado segue exemplificado abaixo:

1. Hershko, A.; Ciehanover, M. L. Nature, 6, 1073. 2002.

2. Elias, N. O processo civilizador- uma história de costumes. Vol.I Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1990.

3.Tavares, J.V. "A violência como dispositivo de excesso de poder. In Revista Crítica de Ciências Sociais. Centro de Estudos de Coimbra, 37, p 132. junho de 1993.

4.Diaz, M., op cit. pp 345-347.1987.

10. Envio de material: Os textos devem ser produzidos em arquivo Word. Ilustrações e gráficos devem ser enviados em arquivo separado, com os detalhes necessários para sua identificação, como: crédito, legenda, fonte, etc.

11. Siglas: As siglas constantes no texto devem sempre aparecer por extenso na primeira vez em que forem utilizadas.

12. Contato: É aconselhável que cada articulista coloque seus dados para eventual contato (e-mail ou tel) quando alguma dúvida surgir no processo de edição.

13. Créditos: Os créditos de cada autor do artigo devem vir completos e ocupar, no máximo, cinco linhas. Exemplo:

José da Silva é biólogo, professor titular do Instituto de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Centro de Pesquisa em Biologia Molecular do Instituto XYZ. Foi diretor do Conselho Superior X do Ministério Y na gestão 1980-1982.

 

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