ISSN 0009-6725 versão impressa
ISSN 2317-6660 versión online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A nova revista Ciência & Cultura conecta a ciência a todos os aspectos da nossa vida, nos levando a novas maneiras de pensar, novas conexões e novos setores. Seu objetivo é ser fonte essencial de informações e ideias que dão sentido a um mundo em constante transformação para um público amplo, que ultrapassa os limites do acadêmico. Suas edições temáticas combinam ciências, cultura, tecnologia, inovação, arte e filosofia em uma única história contada por cientistas, jornalistas e pensadores, informando e encantando seus leitores. Desta forma, os artigos e ensaios publicados na revista devem utilizar uma linguagem atraente e cativante. Os pontos de vista devem ser expostos de forma clara e concisa, em linguagem não especializada, possibilitando a compreensão de leitores de diversas áreas e, desta forma, ampliando a comunicação da ciência. Todos os textos são rigorosamente editados e verificados por nosso Corpo Editorial e Científico. A qualidade de texto, informação e pertinência dos artigos e ensaios são essenciais para a sua aprovação. A formatação dos artigos deverá seguir as normas publicadas abaixo.

Observação: Os artigos são aceitos somente por convite do Editor.
Dúvidas: Entre em contato com a redação através do e-mail:cienciaecultura@sbpcnet.org.br

 

Normas

Título:
Deve conter no máximo 15 palavras e expressar com fidedignidade o conteúdo do artigo.

Resumo:
Deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, o tema geral e problema da pesquisa; objetivos e metodologia utilizadas; principais resultados e conclusões. É recomendado o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. A revista não solicita versão do resumo em inglês na entrega dos originais.

Palavras-chave:
O(s) autores deverão fornecer de três a cinco palavras-chave.

Texto:
Os textos deverão ter entre 16.000 e 18.000 caracteres com espaçamento.

Siglas:
As siglas constantes no texto devem sempre aparecer por extenso na primeira vez em que forem utilizadas.

Hiperlinks:
Para facilitar a leitura e torna-la mais interessante, é altamente recomendado o uso de hiperlink para fontes consultadas (como fatos, números e citações).

Figuras:
Não é obrigatório o envio de imagens (fotos, figuras, ilustrações, etc.). Caso o autor opte por seu envio, as imagens (fotos, desenhos, ilustrações, etc.) devem estar em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi. O nome de cada arquivo deve corresponder ao nome da imagem (por exemplo: Gráfico 1). As imagens devem ser numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem e estar sempre referidas no texto. Acima de cada figura deve constar seu título, e imediatamente abaixo, suas respectivas legendas e fontes. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa”, ou “Fonte: elaboração própria”. Se a imagem não for original, deve ser citada a fonte. É aconselhado o envio de no máximo 5 imagens.

Tabelas:
Não é obrigatório o envio de tabelas, quadros ou gráficos. Caso o autor opte por seu envio, esses devem ser encaminhados em seus arquivos originais e editáveis (não serão aceitos esses arquivos em formato de imagem), e ser enviados no mesmo arquivo do texto (em WORD), ao final do documento.

Crédito:
A assinatura do autor deve vir logo abaixo do título, junto com suas qualificações e afiliações. Exemplo: José da Silva é biólogo, professor titular do Instituto de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Centro de Pesquisa em Biologia Molecular do Instituto XYZ. Foi diretor do Conselho Superior X do Ministério Y na gestão 1980-1982. O autor deve também enviar o link para seu currículo Lattes e outros meios digitais que deseje divulgar.

Prazos e revisão:
Apesar de não haver revisão por pares, todos os textos serão avaliados por nossos Editores. A qualidade de texto, informação e pertinência dos artigos e ensaios são essenciais para a sua aprovação. Após aprovados, os textos passarão por um processo de revisão e, em seguida, serão reenviados para checagem juntos aos autores e aprovação dos autores. Caso haja necessidade de alterações, os textos deverão retornar em, no máximo, 48 horas com a aprovação do autor para serem, finalmente, publicados.

Referências bibliográficas:
As referências devem ser apresentadas conforme a normalização de Vancouver: citações e referências serão indexadas numericamente no texto, em ordem crescente, e aparecerão no final do artigo, sob o título Referências. O padrão de referências adotado segue exemplificado abaixo:

Livro

1. Wilkinson IB, Raine T, Wiles K, Goodhart A, Hall C, O’Neill H. Oxford handbook of clinical medicine. 10th ed. Oxford: Oxford University Press; 2017.

Capítulo de livro

2. Darden L. Mechanisms and models. In: Hull DL, Ruse M, editors. The Cambridge companion to the philosophy of biology. Cambridge: Cambridge University Press; 2008. p. 139–159.

Artigo de periódico

3. Bute M. A backstage sociologist: Autoethnography and a populist vision. Am Soc. 2016 Mar 23; 47(4):499–515. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s12108-016-9307-z doi:10.1007/s12108-016-9307-z

Website

4. Cancer Research UK. Current research into breast cancer [Internet]. 2020 [cited 2020 Feb 14]. Available from: https://www.cancerresearchuk.org/our-research/our-research-by-cancer-type/our-research-into-breast-cancer/current-breast-cancer-research.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


2013 Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Universidade Estadual de Campinas
Labjor - Reitoria V - 3º Piso
CEP: 13083-970 Campinas (SP), Brasil
Tel: (19) 3521-2585/84/86
Fax: (19) 3521-2589


cienciaecultura@sbpcnet.org.br