Editorial |
| |
| · Universidade do futuro no Brasil: a universidade é central na definição de novos rumos para a sociedade contemporânea Smaili, Soraya S.; Almeida Filho, Naomar de
|
| |
Artigos |
| |
| · Universidade aberta a novos saberes, sujeitos e epistemologias: um modelo para a refundação das universidades brasileiras Carvalho, José Jorge de
|
| |
| · Política afirmativa, democratização do acesso à universidade e propostas de avaliação: Lei de cotas teve papel central para a entrada de negros, indígenas e estudantes oriundos de escolas públicas nas universidades públicas Bernardino-Costa, Joaze
|
| |
| · Inovações curriculares na interface entre educação básica e universidade: discutir o currículo escolar é tratar de conhecimentos e perspectivas sócio-históricas sobre o conhecimento Gatti, Bernardete A.
|
| |
| · Diálogo permanente com a sociedade numa Universidade Freireana: para Paulo Freire, o diálogo entre o saber popular e o saber científico é fundamental Haddad, Sérgio
|
| |
| · Financiamento público para a produção do conhecimento: que caminhos seguir? Como viabilizar os recursos financeiros para implementar mais condições para a produção do conhecimento no Brasil? Amaral, Nelson Cardoso
|
| |
| · Porque o Brasil precisa de um Sistema Nacional de Educação Superior, Ciência e Tecnologia? Sistema teria o potencial para promover e amplificar ações para enfrentamento dos desafios do desenvolvimento socioeconômico brasileiro Superti, Eliane
|
| |
| · Conectividade, ensino superior e internacionalização: o Consórcio e o Mestrado Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação (Euromime) e a conexão de territórios acadêmicos Santos, Gilberto Lacerda
|
| |
Opinião |
| |
| · Diversidade e direitos humanos na universidade do futuro: pensar a diversidade e os direitos humanos na universidade contribui para ampliar os diálogos e a luta por uma sociedade mais equitativa Sousa Junior, José Geraldo de
|
| |
| · Planejamento Curricular e Avaliação Educacional: contribuições para uma prática educativa emancipatória: é preciso dar respostas às demandas educacionais, constituindo espaços de fortalecimento de relações com os sistemas de ensino e com os segmentos sociais Tuttman, Malvina Tania
|
| |
Reportagens |
| |
| · O papel da universidade na pandemia: frente a uma série de desmontes, a universidade manteve-se fundamental, ativa e solidária em ações nas mais diversas áreas para o enfrentamento da maior crise do século Francisco, Karina
|
| |
| · Novas cores e contornos na Universidade - o perfil do estudante universitário brasileiro: país avança na inclusão de estudantes no ensino superior, mas políticas públicas precisam de aperfeiçoamentos, especialmente as de permanência
|
| |
| · Nos currículos do ensino superior, extensão agora vale tanto quanto gorjeta: apesar de desvalorizada, extensão pode contribuir para a inovação social Assad, Leonor
|
| |
| · A Universidade do Futuro: o mundo e as demandas estão mudando, a universidade e seu tripé fundamental enfrentam tempos de adaptação e reflexão sobre o futuro Francisco, Karina
|
| |
| · A ciência da reconstrução nacional: como a CT&I pode contribuir com os problemas enfrentados no Brasil hoje? Gomes, Paula
|
| |
| · Universidade pública no Brasil: nova expansão com novos significados: a universidade brasileira ampliou e diversificou suas vagas, tornando seu acesso mais democrático Bueno, Chris
|
| |