Editorial |
| |
| · A semana, o modernismo - linha do tempo. Modernismo é o século 20 em matéria de cultura brasileira. Confira editorial da segunda edição da Revista Ciência & Cultura Moriconi, Italo
|
| |
Artigos |
| |
| · A Semana de Arte Moderna de 1922. A Semana de Arte Moderna continua sendo importante referencial para reflexões estéticas cem anos depois Ajzenberg, Elza
|
| |
| · O escândalo o mito e o nacionalismo. Apesar da busca modernista pela "brasilidade", a Semana de Arte Moderna não foi nacionalista Coli, Jorge
|
| |
| · O amor ao todo: digitais marioandradianas. Mario de Andrade foi uma figura fundamental na preservação do patrimônio histórico e artístico nacional Bomeny, Helena
|
| |
| · A São Paulo da Semana: barulho dentro e fora do Theatro. Se o modernismo foi responsável por inverter a bússola que julgava a herança afro-brasileira e indígena motivo de atraso, hoje é flagrante a falta de artistas negros e indígenas e a escassa presença feminina Schwarcz, Lilia Moritz; Monteiro, Pedro Meira
|
| |
| · Não cairás no cubismo. Mário de Andrade e as artes visuais. Contra as vanguardas históricas, Mário de Andrade propõe para o Brasil uma arte moderna, porém atenta à tradição e à brasilidade Chiarelli, Tadeu
|
| |
| · O Modernismo nas Ciências Sociais. Reflexões em torno de três clássicos do Pensamento Social Brasileiro Madeira, Angélica; Veloso, Mariza
|
| |
| · Trópico pelo avesso. Antropofagia, Carnavalização e a relação do cinema brasileiro com o Modernismo Bentes, Ivana
|
| |
| · Antropofagia ontem e hoje. Como uma ideia modernista revolucionou o pensamento brasileiro e influenciou diferentes gerações Coelho, Fred
|
| |
| · Gregori Warchavchik, o arquiteto da Semana de Arte Moderna de 1922. Pioneirismo de arquiteto ucraniano naturalizado brasileiro marcaram o modernismo no país, abrindo espaço a uma fértil produção que caracterizou as décadas seguintes Guerra, Abilio; Critelli, Fernanda
|
| |
| · Minas Gerais, modernidade e cosmopolitismo: Mário de Andrade, os mineiros e a reinvenção do Brasil. Nas comemorações do centenário do modernismo brasileiro, é imprescindível pensar nas manifestações artísticas para além do circuito São Paulo - Rio de Janeiro. Nesse contexto, Minas Gerais marcou importante lugar no projeto de modernidade brasileira Menezes, Roniere
|
| |
Opinião |
| |
| · Modernismo, passadismo e tradição. Modernistas anseiam por descobrir o Brasil, ao mesmo tempo em que ignoram produção artística em muitas regiões do país Cardoso, Rafael
|
| |
| · O Modernismo paulista não é a totalidade. O Modernismo paulista não inventou o moderno no Brasil Fischer, Luís Augusto
|
| |
| · A Fotografia moderna de Monteiro Lobato e Mário de Andrade: encontros e desencontros. Através de suas fotografias, Monteiro Lobato e Mário de Andrade expressaram algo a respeito do Brasil e de si próprios Lissovsky, Mauricio
|
| |
| · Auto-historiografia modernista: a opinião dos documentos. O alvoroço em torno do centenário da Semana de Arte Moderna pouco tem contribuído para o estranhamento do modernismo paulista e de sua história triunfalista e monumental Moreschi, Marcelo
|
| |
Reportagens |
| |
| · Presença feminina na Semana de 22: nomes ganham destaque com as celebrações do movimento. Mulheres que marcaram o período e têm influência na arte e cultura brasileira, aos poucos, ganham destaque e reconhecimento Piacentini, Patricia
|
| |
| · O Modernismo além de São Paulo. Para além de São Paulo, o modernismo se espalhou por todas as regiões do Brasil, revolucionando a arte, a cultura e a sociedade do país Assad, Leonor
|
| |
| · As referências indígenas no Modernismo: do caráter antropofágico à reantropofagia. Todo o repertório indígena vem de fontes indiretas, presença que se dá pela ausência Menezes, Adriana Vilar de
|
| |
| · O mundo é moderno. Experiências internacionais e busca pelo nacional construíram o modernismo brasileiro Bueno, Chris
|
| |
| · As relações entre os Andrades e o impacto na herança modernista. Por meio de um viés político e influências europeias, o Movimento Modernista nasce de encontros e da vontade de movimentar a cena brasileira, já considerada antiga e ultrapassada Almeida, Priscylla
|
| |
| · Modernismo, 100 anos depois. Antropofagia marginal continua ecoando nas periferias Bueno, Chris
|
| |